Intitulado como maior prestador de serviços no mundo, o Turismo, quando trabalhado de forma adequada, modifica a realidade socioeconômica de uma região, produz grandes transformações e traz desenvolvimento. De forma direta, ele gera milhares de empregos e renda. Indiretamente, estes números ganham proporções colossais.
Tenho pesquisado e conversado com muita gente, e cada vez fica mais claro que as possibilidades de crescimento deste setor ainda são enormes. Impulsionado pelo avanço tecnológico, a correria do dia a dia, o aumento da expectativa de vida das pessoas, e outros fatores, as oportunidades relacionadas ao Turismo se multiplicaram.
Para ilustrar, basta observar como nos últimos anos aumentou a procura por lugares e destinos relacionados com a natureza e com a qualidade de vida. O cotidiano estressante, a vida sedentária, o desgaste pelo "Ter", levou as pessoas a aproveitarem ou adequarem o tempo livre para cuidarem de si, e de suas famílias.
Com centenas de opções, especialmente àquelas ligadas ao Ecoturismo, a oferta turística da região satisfaz os adeptos de esportes de adrenalina (mergulho, rapel, trekking, nado, trilhas), os que buscam a calmaria (pesca, caminhada, vida no campo), e até quem apenas busca paz, espiritualidade e meditação.
Para conhecer este grande potencial, basta uma rápida visita nas cidades de Adamantina, Araçatuba, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Jales, Lucélia, Martinópolis, Narandiba, Panorama, Paraguaçu Paulista, Pauliceia, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Rosana, Sandovalina, Santo Expedito, Teodoro Sampaio, Tupã etc.
As oportunidades estão bem aí. Precisamos de menos discursos e mais ações.
Foto: Balneário Municipal – Panorama