Sabemos que a relação entre o turismo e a educação contribui muito para o enriquecimento de novos saberes. Desta forma, nossas escolas podem (e devem) explorar algumas das atividades turísticas como prática pedagógica em larga escala, fomentando o turismo regional, e contribuindo para o desenvolvimento das nossas cidades.
Do ponto de vista educacional, o turismo desempenha um importante papel na sociedade. Ele ajuda a resgatar a história, promove o lazer e a cultura tão indispensáveis para o desenvolvimento da cidadania, sensibiliza os moradores locais para a preservação dos patrimônios da cidade e do meio ambiente, e estimula diversas práticas integrativas e inclusivas.
Os benefícios do turismo na educação são muitos, e podemos destacar: Motivação dos Alunos; Divulgação dos Pontos e Roteiros Turísticos; Incremento dos Serviços Prestados (como Transporte e Alimentação); Debate Cultural (na escola e nas famílias); Conexão com o Meio Ambiente (Consciência Ecológica) etc. Se forem planejados com vistas ao desenvolvimento socioeconômico da nossa região, os resultados serão surpreendentes.
Defendemos a implantação e o fomento do turismo em todas as instâncias das atividades socioeconômicas do Oeste Paulista e, no meu entendimento, esta conexão com a educação representa a consolidação dos conceitos de desenvolvimento regional através do turismo. Iniciativas que possam gerar oportunidades, empregos e renda, passam invariavelmente por um planejamento adequado e pela educação da nossa gente.
Foto: Parque Estadual do Morro do Diabo – Teodoro Sampaio/SP