POLÍTICA

Emprego e qualificação aos comerciários

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

14/06/2022 às 16:56:00 - Atualizado há

Por Luiz Carlos Motta*

Quantas vezes por semana você costuma ir a alguma loja, supermercado, shopping center ou farmácia? Provavelmente, várias vezes. Lá, você encontra sempre o atendimento de um comerciário ou comerciária. Chova, faça sol, tenha ou não problemas em casa, esse profissional está sempre disposto a ajudá-lo e orientá-lo nas compras. Comerciários e práticos de farmácia formam uma categoria que só no Estado de São Paulo, somam 2 milhões e 500 mil trabalhadores, a maioria mulheres. É a maior categoria de trabalhadores urbanos do Brasil.

Reivindicações

Os comerciários são representados por 71 sindicatos que cobrem todo o Estado de São Paulo e estão filiados à Federação dos Comerciários de São Paulo. Como todo contingente de trabalhadores, estes também precisam melhorar suas condições de trabalho e de vida para suas famílias. Assim, podem continuar prestando um serviço de excelência à população. Durante a pandemia, ficaram expostos, na linha de frente do atendimento, sendo que muitos perderam suas vidas por causa disso. Mesmo assim, continuaram trabalhando.

Há reivindicações que são feitas diretamente aos patrões com a intermediação dos sindicatos e da Federação. E há outras que são direcionadas aos governos. No dia 25 de maio, tivemos a oportunidade de sermos recebidos pelo governador Rodrigo Garcia, no Palácio dos Bandeirantes, junto com dirigentes da própria instituição e de todos os sindicatos filiados.

Apresentamos propostas para o estabelecimento de futuras parcerias. Estas visam ampliar as melhorias de condições de vida e de trabalho dos comerciários e práticos de farmácia paulistas. As propostas estão resumidas em oito itens:

Empregos: Somar esforços com o Governo do Estado junto aos seus excelentes programas de geração de emprego. O objetivo é firmarmos parcerias que tenham como foco o aumento da empregabilidade nesses programas estaduais. Tais como: 1) Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho. 2) Meu Emprego Pró-Egresso. 3) Meu Emprego Bolsa-Trabalho. 4) Meu Emprego Trabalho Inclusivo. 5) Portal Emprega São Paulo. 6) Via Rápida e 7) São Paulo Criativo.

Qualificação: Estreitar parceria da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho a fim de qualificar profissionalmente a nossa categoria. Nos Sindicatos que já contam com infraestrutura montada para este fim, contar com parcerias com o Governo nas quais os professores seriam contratados pelo Estado.

Lutas: Com esta mesma Secretaria, incrementar a integração dos seus Postos com as doze Regionais da Fecomerciários no Estado para combater irregularidades e intensificar o combate aos trabalhos infantis, escravo e ao subemprego.

Casas: Com a Secretaria Estadual de Habitação, avançar no estabelecimento de parcerias com a Cooperativa Habitacional da Federação com o objetivo de construir casas para o trabalhador na Capital, Grande São Paulo, Interior e Baixada Santista.

Esportes: Por meio da Secretaria Estadual de Esportes, viabilizar projetos esportivos com a Federação e seus filiados na construção de apoios e na promoção destas agendas.

Cultura: Com a Secretaria Estadual da Cultura, estabelecer parcerias com o propósito de conceder aos comerciários e práticos de farmácia e seus dependentes descontos diante dos projetos culturais apresentados pelo Governo no Estado.

Prefeituras: Fomentar diálogo com as Prefeituras na intenção de instalar e estender os horários das creches para os filhos da família comerciária.

Segurança: Intensificar o policiamento militar junto aos estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande portes uma vez que é crescente o número de comerciários vítimas de assaltos.

O governador do Estado demonstrou interesse em conhecer com detalhes todas as propostas. Temos agora um amplo trabalho de acompanhamento junto às Secretarias de Estado para suas viabilizações! Ao melhorar as condições de trabalho e de vida desses valorosos trabalhadores, estamos contribuindo para elevar a qualidade de vida dos paulistas!!!

*Luiz Carlos Motta é Deputado Federal (PL/SP)

POLÍTICA NACIONAL

© 2022 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99741-2154

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

POLÍTICA NACIONAL