Literatura

Ainda ouço vozes

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

15/04/2021 às 20:11:21 - Atualizado há

Nunca estivemos tão presentes e tão ausentes. Com a brutal necessidade de comunicação, nós nos atiramos ao encontro sem perceber a que chegamos, sem perceber por que aqui estamos. Dirá você que é o encontro, marca indelével que define o ser humano em cada uma de suas fases de vida.

Confesso que concordo plenamente com seu pensamento. Apenas precisamos perceber que ao chegar trazemos. Trazemos o quê? Para quem? Por quê? E o que levamos? Por que levamos? Era o precisávamos? Apenas a troca de produtos que nos satisfazem os prazeres que asseguram o poder de compra?

Algo mais intenso passou a fazer parte de nossa rotina, de nossas conversas, de nossos silêncios. Passamos a falar da frágil teia a que nos apegamos para manter esse fio – frágil fio – invisível que nos une, e assim deveríamos nos manter, assegurando a cada um as oportunidades e responsabilidade, afinal, todos dependem de todos.

Mas tudo vira normal, e o normal reduz cada um de nós a apegar-se (provavelmente) ao fio alheio como se apenas ao outro coubesse as responsabilidades de meus devaneios. Ao outro cabe tudo. E a mim? Continuo no meu achismo? Preciso de achismos alheios para abandonar a Ciência em sua incansável observação, análise, tese e antítese?

Hoje estamos na espreita e, face ao zilhão de informações que nos chegam nas 24 horas de cada dia, o que realmente soa doído são as vozes silenciosas que sempre nos falam, mas estamos surdos; que pedem socorro para nós mesmos, mas ficamos alheios; que, finalmente, nos pedem um momento de silêncio para, em prece, que a gente não tenha pressa.

Centenas de milhares de pessoas ausentaram-se de nossos olhares. Mas ainda ouço suas vozes.

Carlos Francisco Freixo, luso-brasileiro, Membro da Associação Prudentina de Escritores-APE; poeta, escritor, diretor de teatro, compositor, produtor cultural, professor; autor dos livros Nove Meses Mais; Minha Hora Plena; Cacófatos Histéoricos; 111; Que Fado é Este?; Fui Covarde.

Comentários

LITERATURA

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

LITERATURA