A Alemanha vai investir cerca de 2 bilhões de euros (US$ 2,4 bilhões) para apoiar o desenvolvimento de seu primeiro computador quântico, além de tecnologias relacionadas, nos próximos quatro anos, disseram os ministérios da Economia e da Ciência nesta terça-feira (11).
O Ministério da Ciência da Alemanha vai investir 1,1 bilhão de euros até 2025 para financiar a pesquisa e o desenvolvimento em computação quântica - que usa os fenômenos da mecânica quântica para dar um salto na capacidade de processamento de dados de computadores.
O Ministério da Economia vai investir 878 milhões de euros em aplicações práticas.
O Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR, na sigla em alemão) receberá a maior parte dos subsídios - cerca de 740 milhões de euros - para se associar a empresas industriais, empresas de médio porte e startups com o objetivo de formar dois consórcios, disse o Ministério da Economia.
"A computação quântica tem o potencial de revolucionar as principais indústrias de nossa economia", disse o ministro da Economia, Peter Altmaier. Ele citou aplicações em áreas como melhor gestão de oferta e demanda no setor de energia, melhor controle de tráfego e testes mais rápidos de novas substâncias ativas.
"Nosso objetivo é que a Alemanha se torne um dos melhores centros do mundo no desenvolvimento e na aplicação prática da computação quântica", disse ele.
A ministra da Ciência, Anja Karliczek, disse que a meta do governo é a construção de um computador quântico competitivo na Alemanha em cinco anos, e criar uma rede de empresas no campo do desenvolvimento de aplicativos de ponta.
"Hoje, iniciamos a missão do computador quântico 'Made in Germany' - e agora estamos prontos para decolar", disse Karliczek.