Saúde Agosto Dourado

Prefeitura de Prudente prepara programação alusiva à Campanha Mundial de Amamentação

Por Redação

28/07/2021 às 13:55:35 - Atualizado há

Com o objetivo de conscientizar em relação à importância da amamentação, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Banco de Leite Humano (BLH), realiza a Campanha Mundial de Amamentação, que é marcada pelo 'Agosto Dourado' - mês de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A campanha contará com quatro Banners em quatro unidades de Saúde, Cohab, São Judas, São Pedro e ESF do Humberto Salvador, em frente ao Ambulatório onde funciona o Banco de Leite e também na fachada do Paço Municipal "Florivaldo Leal".

De acordo com a enfermeira e coordenadora do BLH, Adriana Trevisan Monteiro, atualmente o Banco de Leite está com estoques muito baixos, com pouco mais de 50 doadoras, sendo que seriam necessárias 120 doadoras para atender 100% da demanda. Em decorrência da pandemia, as doações diminuíram consideravelmente.

"Para colher as doações nas residências das doadoras, a equipe do Banco de Leite tem seguido todos protocolos de segurança, com uso de equipamentos de proteção e atendimento por vídeo", explica a auxiliar de enfermagem, Cristiane Roberta Ferreira de Oliveira.

Para alertar a respeito da campanha, serão distribuídos panfletos informativos sobre amamentação e doação em todas as unidades de Saúde, bem como cartazes, durante todo mês de Agosto nos cinco hospitais atendidos: Hospital Regional, Hospital Estadual, Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Iamada e Santa Casa

Devido à pandemia, a campanha contará com diversas atividades online, para incentivar a amamentação e doação durante o mês de agosto, nos dias 4,5,9,10 e 17 e 19/08.

- Confira a programação online do Agosto Dourado:

Dia 04/08 - Live pelo Instagram do Banco de Leite humano com a consultora de amamentação e doula (assistente de parto), com Alline Matricardi. Tema: Amamentação: Uma responsabilidade compartilhada.

Dia 05/08 às 13h30 - Encontro com Grupo Virtual Gestantes de Presidente Prudente (gestantes da rede pública municipal, grupo fechado pelo WhatsApp - plataforma meet). Tema: Amamentação nos dias atuais. Palestrantes: Enfermeira Adriana Trevizan Monteiro e Fonoaudiologia Claudia Helena Direne.

Dia 09/08 às 19h - Live pelo Instagram do Banco de Leite Humano de Prudente: Relato de Experiência de Doadora Jéssika Silva dos Anjos, que é Professora Assistente na secretaria municipal de educação de Junqueirópolis. O bate-papo contará com a participação da pediatra e doadora, Dra. Kety Kimi Saito Katuta.

Dia10/08 às 10h - Encontro com Doadoras de Leite humano de Presidente Prudente, grupo fechado pelo WhatsApp, plataforma meet, tema: Amamentação e Introdução Alimentar nos dois primeiros anos de vida. Palestrantes: Juliana Santiago, nutricionista, e Dra. Maria Helena Coimbra, pediatra.

Dia 17/08 às 10h - Live pelo Instagram Banco de Leite Humano - tema: Amamentação e Introdução Alimentar nos dois primeiros anos de vida. Palestrantes: Juliana Santiago nutricionista e da pediatra Dra. Maria Helena Coimbra.

Por fim, encerrando a programação online, no dia 19/08 às 13h30: Live pelo Instagram Banco de Leite Humano: tema: Amamentação nos dias atuais. Participantes: Adriana Trevizan Monteiro, enfermeira, e Cláudia Helena Direne, fonoaudióloga.

- Orientação para doadoras no período de pandemia:

- manter higienização das mãos com álcool gel, uso da máscara e touca nos cabelos ao ordenhar.

- se estiver com algum sintoma gripal ou alguém do domicilio, a doação fica suspensa por 15 dias.

Serviço - O Banco de Leite Humano fica na Av. Hiroshi Yoshio s/n, Jardim Esplanada (prédio da Unoeste Ambulatório Ana Cardoso Maia). Para fazer a doação basta ligar no (18) 3229-1249, e passar o endereço. A equipe leva até a residência da doadora todo material esterilizado para ordenha.

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente