Tecnologia Engetex

Projeto de realidade virtual foi o vencedor do Primeiro Desafio de Inovação Engetex

Os colaboradores desenvolveram uma nova metodologia de ensino, usando óculos 3D para treinar e capacitar a equipe

Por Redação

21/12/2021 às 08:56:50 - Atualizado há
Foto: cedida

A última sexta-feira (17) foi de muita emoção para os colaboradores da Engetex. Durante o evento de fechamento de ano foram revelados os três ganhadores do Primeiro Desafio de Inovação – categoria NASA. O projeto é uma imersão em realidade virtual, permitindo que todos os colaboradores sejam capacitados por meio de vídeos explicativos. Ao todo dez projetos participaram da competição.


O desafio começou a ser desenhado pela Engetex em junho, com o objetivo de valorizar as ações dos colaboradores e incentivar a cultura da inovação, para isso, contou com a parceria de grandes nomes do Oeste Paulista ligados ao assunto. "O nosso primeiro desafio foi um sucesso graças a todas as parcerias que tivemos de instituições e pessoas ligadas a área da inovação. também conseguimos homenagear o esforço dos colaboradores, pois a facilidade em solucionar problemas levou muitos clientes a elogiarem o trabalho da nossa equipe brincando sobre a possibilidade de os colaboradores trabalharem na NASA, construindo foguete. Essa brincadeira ganhou espaço dentro da empresa e, foi por esse motivo que demos o nome ao desafio de – categoria NASA", revela o diretor da Engetex Lucas Zarpelon.

O projeto vencedor leva o nome de Treinamento e Capacitação por Realidade Virtual e tem como objetivo qualificar os colaboradores que vão a campo realizar as inspeções baseadas nas Normas Regulamentadores (NR-13 / NR-12/ NR-35/ NR10). E foi desenvolvido pelos colaboradores Leandro Leme e Rafael Vom Stein.

""Vimos a oportunidade de atuar com ainda mais eficiência na inspeção em campo, pois ela é a maior parcela de um serviço de inspeção de segurança. Pensando em capacitar todos os colegas, vimos na realidade virtual uma forma de inovar e de substituir bancadas laboratoriais, visando mostrar o que eles vão se deparar em campo. Dessa forma, antes do inspetor ir a campo ele já pode conhecer, por exemplo, uma caldeira. Essa metodologia busca melhorar o entendimento e execução da atividade, dando a Engetex ainda mais versatilidade e agilidade", explica um dos autores do projeto vencedor, Leandro Leme.

Foram jurados do Primeiro Desafio de Inovação Engetex os profissionais: Jorge Guedes, presidente do Sicredi Rio Paraná, Fábio Nogueira professor, consultor e gerente da FGV, o administrador e ex-diretor da Inova Prudente, Bruno Garcia, a empresária do setor da beleza Maylla Hatakanara e o gerente do Resort Terra Park, Luciano Grandioso. "Foi uma honra participar deste Primeiro Desafio de Inovação da Engetex, pra mim foi além de analisar os projetos inovadores, ver a sincronia e empenho entre empresa/colaboradores em busca do crescimento foi o que mais me impressionou.

Prova disso, foi a equipe campeã onde a solução a ser implantada é referente a treinamentos imersivos através de realidade virtual. Deixo meus parabéns a todas as equipes participantes, existem grandes projetos criados a serem continuados e parabéns a Engetex por estar alinhada ao mercado e seus novos princípios de", afirmou o presidente do júri Bruno Garcia.

Também estiveram presente no evento os representantes dos prefeitos de Pirapozinho e Presidente Prudente, além do diretor da Fundação Inova Prudente, Diego Andreasi, o diretor da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente, Wilson Kunze, os professores dos cursos de engenharia da Unoeste, o coordenador de projetos e energia da UMOE, Douglas Lemo e o gerente industrial da ATVOS – unidade Conquista do Pontal, Cristiano Azeredo.

Durante o evento, o diretor da Engetex anunciou a criação de um escritório de inovação dentro da Engetex. "A cultura da inovação é uma realidade na empresa e, por isso, vamos continuar com o Desafio de Inovação, mas também vamos criar um escritório dentro da Engetex para maturar os projetos e quem sabe contribuir ainda mais com os nossos clientes e parceiros", concluiu o diretor.

Em segundo lugar ficou o projeto RTI-online e em terceiro lugar o projeto Automação Ansys, todos os projetos serão testados durante o próximo ano.

Fonte: Assessoria - Engetex
Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente