Polícia Policial nota 10

Governador homenageia policiais civis da região

Por Daniele de Melo Cardoso

13/01/2022 às 10:09:56 - Atualizado há

Na manhã desta quarta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria prestou homenagens aos integrantes da Segurança Pública, com a Condecoração de Destaque, POLICIAL NOTA 10.

O Deinter 8 foi representado pelos Policiais Civis Dr. Pablo Rodrigo França - Delegado de Polícia, Janio Kono Junior - Investigador de Polícia e Ricardo Antônio Porto Matazo - Agente de Telecomunicações Policial pelo exímio trabalho investigativo realizado através da DEIC 8 – Divisão Especializada de Investigações Criminais e da Unidade de Inteligência Policial do Deinter8, que resultou na denominada Operação "Anteros", revelando a atuação de complexa organização criminosa no Estado de São Paulo e em outros entes da Federação (SC, PR, BA, MG, CE e RR), articulada para a prática de extorsão por meio de redes sociais e aplicativos de relacionamentos virtuais na Internet, com a "lavagem" do capital auferido ilicitamente, causando prejuízo financeiro às vítimas de aproximadamente R$ 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de reais).

O ininterrupto trabalho técnico desenvolvido pela equipe de Policiais Civis que, por meio de modernas técnicas de investigação criminal, resultou na identificação de 437(quatrocentos e trinta e sete) vítimas, no indiciamento de 210 (duzentas e dez) pessoas, na expedição de 181 (cento e oitenta e um) mandados de prisão e 206 (duzentos e seis) mandados de busca e apreensão, além do sequestro de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais); A operação teve repercussão nacional e internacional, teve sua exposição em painel no Fórum Brasileiro de Segurança Pública no mês de novembro de 2021 e foi objeto de Elogio (artigos 58,59, inciso III e 61,parágrafo único, da LC 207/79), concedido pelo Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, publicado no DOE de 02.12.21, Seção I- página 18.

A operação Anteros recebeu destaque na imprensa nacional em razão da sua atuação de enfrentamento da criminalidade organizada, que causou prejuízo a número indeterminado de vítimas, no golpe de falso namoro, em que as vítimas acabam enviando recursos financeiros até mesmo para o exterior, iludidas por um falso relacionamento.

O trabalho investigativo possibilitou conhecer e produzir provas sobre o funcionamento das células da organização criminosa, assim como a recuperação de ativos, uma esperança de ressarcimento para as vítimas do golpe.

A entrega do homenagem foi acompanhada pelo Dr. Walmir Geralde, Diretor do Deinter 8, e demais autoridades civis e militares. Outros policiais civis, militares e integrantes do IML também foram homenageados pela relevância e excelência dos trabalhos prestados à população paulista.


Everson Aparecido Contelli

Delegado de Polícia – Coordenador da CS – Deinter 8





Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente