Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidade

Diretor da Inova visita Parque Tecnológico e Rede FabLab Livre

O objetivo foi conhecer a estrutura e os programas oferecidos por locais que são referência em suas áreas no Brasil


Entre os dias 14 e 15 de março, representando a Inova Prudente, o diretor-presidente, Diego Andreasi, realizou visitas técnicas com o intuito de conhecer a estrutura e as melhores práticas que estão sendo adotadas por esses locais, pensando na aplicação prática dentro da Fundação.

Os locais escolhidos para observação foram o Parque Digital de São José dos Campos, considerado o maior Parque Digital do Brasil, e os FabLabs da Rede FabLab Livre, uma iniciativa pública da Prefeitura de São Paulo.

"O Parque Digital de São José dos Campos é, hoje, a maior referência no segmento de Parques Digitais no Brasil. Com 17 anos de história, o Parque ocupa uma área de 15,8 milhões de m², onde funcionam diversos programas de fomento ao empreendedorismo tecnológico, contando com laboratórios de inovação, incubadora, amplo espaço para eventos, dentre outros. Segundo a funcionária que nos guiou, antes da Pandemia, passavam pelo Parque cerca de 5.000 pessoas por dia".

Rede FabLab Livre

Em seguida, o diretor também conheceu algumas unidades que compõem a rede FabLab Livre, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que disponibiliza para a população uma rede de laboratórios públicos de prototipação de produtos, com a chancela da rede FabLab.

"Através dessas visitas, foi possível conhecer o modelo de operação desses FabLabs, com os cursos que são oferecidos, a frequência de compra dos materiais, os convênios que são firmados, dentre outros detalhes que facilitarão a operação do Inova FabLab, que está previsto para inaugurar no final de 2022".

Inova FabLab

Com recursos conquistados através de um edital de fomento à Inovação junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o Inova FabLab foi elaborado seguindo os requisitos necessários para obter o credenciamento junto a Rede FabLab Brasil, instituição que fomenta as boas práticas do espaço.

A proposta é oferecer um ambiente aos empreendedores, designers, estudantes e demais profissionais que necessitam conceitualizar e materializar seus produtos em forma de protótipos.

O FabLab Inova Prudente contará com impressoras 3D, notebooks, máquinas de corte a laser, máquinas de estamparia e costura, além de uma série de ferramentas e equipamentos eletrônicos que facilitarão a criação de protótipos, que poderão ser comercializados em uma segunda etapa.

A previsão de inauguração do laboratório é para o final de 2022.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!