Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

cantora

Shakira é acusada de fraude e Ministério Público pede 8 anos de prisão

O Ministério Público de Barcelona entrou com um pedido nesta sexta-feira, 29, para que a cantora Shakira cumpra uma pena de mais de oito anos de prisão,...


O Ministério Público de Barcelona entrou com um pedido nesta sexta-feira, 29, para que a cantora Shakira cumpra uma pena de mais de oito anos de prisão, divulgou o El Confidencial. A artista colombiana está sendo acusada de seis crimes contra a Fazenda Pública envolvendo uma suposta fraude fiscal de 14,5 milhões de euros. Segundo o Ministério, a cantora de Waka Waka fingiu não residir na Espanha para não pagar impostos e escondeu seus rendimentos em paraísos fiscais. Anteriormente, Shakira já devolveu mais de 14 milhões de euros que foram exigidos pela Receita Federal e pagou cerca de 3 milhões em juros. As acusações são referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014, pois, de acordo com o Ministério, Shakira passou em cada ano mais de 200 dias na Espanha e comprou uma casa para morar com seu então marido, o jogador Gerard Piqué. Nesse período, a artista só teria se ausentado do país para cumprir compromissos profissionais e para viajar a lazer.

O Ministério alegou ainda que a cantora usou uma rede de empresas criada anos antes em paraísos fiscais para esconder seus rendimentos e não pagar impostos. “Essas empresas foram ajuizadas com o único objetivo de esconder da Fazenda Pública os rendimentos e bens dos acusados”, declarou o órgão no documento apresentado. Na última quarta-feira, 27, Shakira anunciou que não aceitou fazer um acordo com Ministério Público e isso indica que o caso pode ir a julgamento. A artista declarou que o que está acontecendo é “Uma total violação de seus direitos” e, em um comunicado, disse que “a promotoria tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turnês internacionais e no ‘The Voice’”, reality musical que foi jurada nos Estados Unidos. Por meio de seus advogados, ela afirma que nessa época “ainda não era residente da Espanha” e que até 2014 a maior parte da sua renda vinha das turnês internacionais e, por conta disso, ela não permaneceu mais que seis meses em território espanhol.

Jovem Pan

Famosos Cantora Espanha Gerard Piqué Ministério Público Receita Federal Shakira

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!