O Ministério da Saúde confirmou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para dar assistência à população gaúcha afetada pelos temporais que assolam a região.
Equipes da Força Nacional do Sistema Ănico de SaĂșde (SUS), segundo a pasta, também chegaram ao estado para reforçar o atendimento. O objetivo é que os profissionais atuem para diminuir o risco de exposição da população, além de reduzir doenças e agravos.
Em nota, o ministério informou ter enviado ao estado 20 kits emergĂȘncia, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada, incluindo luvas, seringas e ataduras. O material é suficiente para atender até 30 mil pessoas por um perĂodo de 30 dias.A pasta vai instalar ainda um Centro de Operações de EmergĂȘncia (COE) para eventos naturais extremos no estado. "O COE permite a anĂĄlise de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergĂȘncias em saĂșde pĂșblica".
"Para projetar danos e traçar estratégias, uma equipe da Secretaria de Vigilância em SaĂșde e Ambiente do Ministério da SaĂșde estĂĄ no Rio Grande do Sul, buscando evitar problemas maiores em unidades de saĂșde, orientar o estado e os municĂpios, e apoiar no processo de recuperação da ĂĄrea afetada."
Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado na manhã desta sexta-feira (3) contabiliza 31 mortes em decorrĂȘncia das chuvas no estado. HĂĄ ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Ao todo, 235 municĂpios gaĂșchos, até o momento, foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas atingidas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165 em abrigos.
Em entrevista na Ășltima quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, destacou que os nĂșmeros devem subir ao longo dos próximos dias. "Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que serĂĄ ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades", finalizou.