Região/Cidades ProAC

Artistas circenses chegam à Marabá Paulista neste domingo

Espet√°culo e oficina de palhaçaria fazem parte da programação cultural gratuita

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

28/06/2024 às 16:55:33 - Atualizado h√°

Com o objetivo de levar a arte circense de rua para cidades interioranas de São Paulo, o Duo Caponata chega neste domingo (30), à Marab√° Paulista, com o projeto "Em busca de circular no nosso quintal", oferecendo uma oficina de circo e palhaçada, além de uma apresentação do espet√°culo de circo teatro de rua "Em busca de?". As atividades são abertas ao p√ļblico e contam com intérprete de Libras.

O espet√°culo "Em busca de?" que faz uso de técnicas de malabares, bambol√™ e magia cômica, apresenta uma pesquisa baseada no palhaço em sua ess√™ncia, ou seja, faz um jogo de cena direto com o espectador, onde o p√ļblico participa ativamente do trabalho, conduzido pela inoc√™ncia e lógica inversa do personagem.

De acordo com a atriz do projeto, Bianca Fina (palhaça Pomodora Bamboleta), dentro da arte circense, o palhaço é o mais próximo do espectador, isso porque acontece uma identificação com as viv√™ncias do dia a dia e a partir disso, é poss√≠vel criar uma liberdade maior entre artista e p√ļblico, fatores que impactam na receptividade do espet√°culo.

"Sempre buscamos o fazer art√≠stico democraticamente, por isso escolhemos a rua como palco, pois entendemos que é um lugar de maior democratização art√≠stica, ou seja, não restringe p√ļblico, idade ou classe social", completa Bianca.

Depois de viajar por 12 estados brasileiros e fazer mais de 60 apresentações de maneira totalmente independente, com o projeto "Em busca de?", a dupla composta por Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas) e Bianca Fina, teve a oportunidade de vivenciar experi√™ncias com diferentes culturas, principalmente em cidades menores. Partindo dessa experi√™ncia, o duo entendeu a necessidade de levar o projeto para munic√≠pios com pouco acesso à diversidade e cultura.

"Queremos levar nosso trabalho para somar com a cultura local dessas regiões afastadas de capitais e metrópoles, pois sabemos que todos os lugares possuem suas culturas e tradições, e poder conhec√™-las ao mesmo tempo que compartilhamos nossa arte, é o que nos motiva e nos faz continuar aprendendo dia após dia", relata o produtor Samir Jaime.

E com o objetivo de fomentar ainda mais a linguagem do circo, além do espet√°culo, o duo também ministrar√° uma oficina de circo e palhaçada gratuita para artistas e não artistas, aberta a todas as idades.

Programação dia 30/06:

13h às 15h - Oficina de circo e palhaçada, no Projeto Espaço Amigo (Rua Nazareth, s/n);

16h - Espet√°culo "Em busca de?", na Praça da Igreja Central (Av. Alvaro Coelho, Centro).

O projeto "Em busca de circular no nosso quintal" foi contemplado pelo edital de circulação do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) 2023.

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente