Região/Cidades Furto de Energia

Em ação de combate ao furto de energia, equipes da concessionária de energia identificam novas irregularidades

Inspeções foram intensificadas nos munic√≠pios de Adamantina, Osvaldo Cruz, Luc√©lia, Parapuã, Sagres e Tupã; ao todo foram confirmadas 62 irregularidades e mais de 365 mil KWh de energia desviada

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

01/07/2024 às 10:43:30 - Atualizado h√°

A Energisa Sul-Sudeste concluiu mais uma operação especial de combate ao furto de energia na região. Desta vez, as equipes da concession√°ria voltaram à Alta Paulista e intensificaram as inspeções nos municípios de Adamantina, Osvaldo Cruz, Lucélia, Parapuã, Sagres e Tupã. Ao longo do m√™s de junho, em pouco mais de 15 dias, a ação resultou na confirmação de 62 irregularidades em imóveis residenciais e comércios, totalizando mais de 365 mil KWh de energia desviada.

O coordenador de combate a perdas da Energisa, Renan Felix Fernandes Souza, explica que a intensificação dos trabalhos na região foi necess√°ria mediante a suspeita de reincid√™ncia de irregularidades. "O monitoramento do consumo dos clientes faz parte da nossa rotina e quando h√° suspeita irregularidades, realizamos a inspeção justamente para confirmar se trata de uma ação criminosa ou algum problema técnico a ser corrigido no equipamento de medição do cliente".

Por esse motivo, com o reforço de equipes de outras regiões do Estado, apenas nesse m√™s de junho a Energisa realizou 230 inspeções nos municípios citados. Foram confirmadas 62 irregularidades entre intervenções em medidores para baixar ou zerar o consumo e ligações clandestinas, também conhecida como gato de energia. Em imóveis residenciais, a quantidade desviada foi de 236 mil KWh, enquanto em estabelecimentos comerciais foram 129 mil KWh. Essa energia seria o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Inúbia Paulista durante um m√™s inteiro.

"Apesar do prejuízo financeiro dessas irregularidades, ressaltamos que a maior preocupação da Energisa é com os riscos que essas ligações clandestinas representam para o sistema elétrico e para a comunidade. Feitas de maneira irregular, tais intervenções prejudicam a qualidade da energia que chega nas casas e ainda podem causar acidentes graves como inc√™ndios de grandes proporções, choque elétrico e até a morte dos interventores", enfatiza Renan.

Segundo o coordenador, as equipes da Energisa seguem em inspeções periódicas pela região e alerta a população sobre a importância desse trabalho: "Furto e fraude de energia trazem prejuízos financeiros para todos os clientes que pagam a sua conta em dia, além de impactar na qualidade e segurança do fornecimento de energia. Além dos riscos relatados, configuram crime, cujos infratores responderão judicialmente".

Denuncie

Em casos de suspeitas de ligações clandestinas, denuncie. Sua identidade ser√° mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.


Fonte: Comunicação Energisa

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente