Todos candidatos confirmaram presença pessoalmente ou por assessoria; entidades, pais e professores
Nesta quarta-feira (21), a TV Câmara de Presidente Prudente transmite a sabatina com os candidatos ao cargo de prefeito do município em seu canal do YouTube (www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente), que conta com 3 mil inscritos, mais de 1,2 mil vídeos publicados e cerca de 170 mil visualizações.
O evento será realizado pela 2ª Legislatura do Parlamento Jovem - Programa Multiplicadores de Cidadania, com início às 14h00 e término previsto para 17h30.
Todos candidatos confirmaram presença pessoalmente ou por sua assessoria. Além disso, entidades convidadas, pais e professores devem acompanhar.
Pela ordem, serão sabatinados pelos adolescentes: Paulo Lima (às 14h10), Josué Macedo (às 14h45), Dr. Mauro Martins (às 15h20), Ed Thomas (às 15h55), Nilton Miranda (às 16h30) e Milton Carlos de Melo - Tupã (às 17h05).
Sabatina e Regras
O evento tem caráter propositivo, ou seja, dessa forma não serão permitidos ataques aos outros candidatos, mas, sim, os candidatos devem se ater a apontar propostas e seu plano de governo conforme questionamentos feitos.
O encontro não será aberto ao público, mas terá transmissão ao vivo através do canal da TV Câmara. No entanto, deverá contar com a participação de servidores da Câmara, equipe terceirizada do Legislativo, pais ou responsáveis dos adolescentes, além de entidades organizadas e representativas da sociedade civil mediante convite. Os candidatos poderão estar acompanhados de até cinco integrantes de sua equipe e até outros dois responsáveis pelo marketing ou comunicação, totalizando oito pessoas.
Todos os candidatos que foram anunciados nas convenções partidárias foram convidados pelos próprios vereadores jovens em alguns casos, além de contatos por e-mails com os partidos, nos endereços eletrônicos disponíveis no Módulo de Consulta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A abertura do encontro será realizada pelo Presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, que irá explicar todo o processo de construção da Sabatina. Em seguida, o Segundo Secretário fará a leitura da lista de presença dos vereadores jovens presentes e que poderão realizar as perguntas aos candidatos. E, por fim, o Primeiro Secretário fará a leitura das regras da Sabatina, bem como a leitura de um pequeno currículo de cada participante antes do início de sua Sabatina.
Durante a Sabatina, cada candidato terá até cinco minutos para se apresentar. O tempo será controlado pela Mesa Diretora do Parlamento Jovem com o cronômetro regressivo exibido no plenário, de forma pública.
As perguntas irão permear por cinco grandes áreas definidas pelos parlamentares jovens, sendo essas, respectivamente: Saúde; Economia (Incluindo Desenvolvimento, Tecnologia e Planejamento Urbano); Educação (Incluindo Esporte, Cultura e Civismo); Transporte e Infraestrutura (Incluindo Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Zeladoria); e Inclusão (Assistência Social).
A ordem dos temas será mantida para todos os candidatos, sendo feitas as rodadas de 1 a 5 e, ainda existindo tempo possível, novamente de 1 a 5. Cada candidato é livre para controlar o tempo de suas respostas, sendo que o limite de tempo total será os 20 minutos. Dessa forma, quanto maior o tempo de cada resposta, possivelmente menor será a quantidade de perguntas direcionadas ao candidato.
Os candidatos podem chegar de forma antecipada ao horário para qual foi sorteado. Caso o candidato não chegue no horário previsto de sua Sabatina, em até 10 minutos do horário previsto, o próximo candidato sorteado será convidado a iniciar sua Sabatina, caso desejar e o outro será mudado para a posição deste. E, assim por diante.
O público presente não terá direito de manifestar-se durante a Sabatina, sejam estas opiniões positivas ou negativas.
Os adolescentes da 2ª Legislatura Jovem estão se preparando desde os meses de junho e julho, quando foram delimitadas as regras, assuntos e realizada uma roda de conversa com os jornalistas Homéro Ferreira e Rogério Mattive, especialistas em política.
Além disso, no dia 2 de agosto eles se reuniram com o juiz eleitoral Dr. Moisés Harley Oliveira e, na semana seguinte, foi encaminhado um ofício formal para o mesmo, que despachou e deu ciência da realização da Sabatina. Dessa forma, a Sabatina recebeu seu número de Processo no Sistema Eletrônico de Informações junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) SEI 0021298-93.2024.6.26.8402 - Documento 5617855.
Por: Júlia Fatinansi
Supervisão jornalística: Maycon Morano