No mês de outubro passado, a Delegacia de Polícia de Caiabu registrou um boletim de ocorrência para apurar furto de água na estação de tratamento da Sabesp. Consta no boletim que a própria concessionária identificou o desvio irregular de água na lagoa de tratamento do município e procurou a polícia.
Como ocorreu o furto em outubro
No local foi constatada a instalação de uma bomba d'agua, alimentada por energia produzida por placas solares, estava puxando água de um dos reservatórios de tratamento de esgoto da SABESP . Após o tratamento, a água que deveria ser devolvida ao leito do rio, estava sendo captada por uma bomba e levada por mangueiras até uma conhecida propriedade rural vizinha da lagoa de tratamento. Na mesma área, foram localizados outros seguimentos irregulares de mangueira para distribuição da água que era utilizada para irrigação da pastagem e de plantações no local.
Novo furto em novembro
Em meio às investigações do furto anteriormente ocorrido, o crime ocorreu novamente e foi constatado no dia 12/11/2024. Diferente da primeira vez, os autores inovaram e não mais usaram bomba, desta vez o furto ocorreu pela forma como a mangueira foi colocada em outro reservatório, fazendo com que a água fosse levada por meio gravidade, e despejada na propriedade particular A perícia técnica compareceu no local e elaborará um laudo.
A Policia Civil apreendeu todo material (bomba, placas solares, mangueiras) e instaurou um inquérito policial para responsabilização da autoria e circunstância do crime e após concluído será encaminhado à justiça.
Fonte: DEINTER-8