Ontem (30/12) durante patrulhamento pela área urbana de Presidente Prudente, Rodovia Alberto Bonfigliori, bairro Itaipu em Presidente Prudente , uma equipe da Policia Ambiental visualizou no estacionamento de um posto de combustível um caminhão britem carregado de madeira nativa serrada. Foi realizado contato com o proprietário, pois este é contumaz na prática de transporte de madeira nativa irregular, sendo surpreendido no mês de outubro na mesma prática.
Acionada a seção técnica da Policia Ambiental de Presidente Prudente para consultas no sistema DOF e GF3, foi confirmada a inexistência de Documento de Origem Florestal da madeira transportada. O envolvido apresentou documentação da madeira, porém após consulta no Sistema DOF, verificou que a documentação era falsa, o veículo foi escoltado até a sede da Policia Ambiental onde sua carga foi descarregada e a madeira foi mensurada peça a peça totalizando 47,8850 metros cúbicos de madeira da espécie Tauari Carvão.
Diante dos fatos foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 43.096,50 por transportar madeira nativa sem documentação pertinente. A carga foi apreendida e permaneceu na sede da Policia Ambiental. O caminhão foi apreendido e depositado ao condutor.
Também foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 10.000,00 por apresentar documentação falsa, infringindo "in Tese" o artigo 77 da Resolução SIMA 05/2021.
Fonte: Policia Ambiental