Local PRESIDENTE PRUDENTE

Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente confirma 4º óbito por dengue; ações de combate ao mosquito são intensificadas

Neste fim de semana será realizada a nebulização costal e o controle de criadouros

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

08/03/2025 às 07:54:38 - Atualizado há
Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará neste sábado (08/03) a Nebulização Costal e o Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC) para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa ocorre em resposta ao aumento dos casos da doença na cidade, que já ultrapassam 4 mil e mais uma morte confirmada pela doença, totalizando quatro óbitos.

A nebulização será realizada nos prédios da FCT/Unesp localizados nas ruas Cyro Bueno e Roberto Simonsen. Nessa ação, os agentes de endemias entram nas unidades para pulverizar o inseticida.

O BCC, por sua vez, será aplicado nos bairros Jardim Vale Verde I e II, Jardim Mediterrâneo e Jardim Balneário. Durante essa etapa, os agentes de saúde visitarão casa por casa, orientando os moradores e inspecionando os quintais em busca de criadouros do mosquito.

"A colaboração dos prudentinos é fundamental nesta luta contra a dengue. Pedimos que todos verifiquem seus quintais semanalmente e permitam a entrada dos agentes, que estarão devidamente uniformizados e com crachás contendo nome e cargo", reforça Elaine Bertacco, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Nebulização Costal:

A nebulização costal é uma técnica usada para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Nessa ação, agentes de saúde utilizam equipamentos portáteis para aplicar inseticida em locais menores, como quintais e residências.

O método é eficaz para eliminar os mosquitos adultos e é usado principalmente em regiões com muitos casos de dengue, ajudando a diminuir a propagação da doença.

Atualização dos casos de dengue:

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (07/03) pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Presidente Prudente registra 4.346 casos positivos de dengue, com 10.906 notificações. O município também confirmou quatro óbitos: dois homens, de 77 e 74 anos, e duas mulheres, de 27 e 61 anos. Além disso, há outras oito mortes em investigação relacionadas à doença.

Fonte: Secretaria de Comunicação (SECOM - PMPP)
Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2025 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente