Geral Leite Materno

Banco de Leite Humano realiza campanha para aumentar estoque de leite materno

Por Redação

12/05/2021 às 09:57:19 - Atualizado há

Em referência ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é lembrado no dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente realizará ações para incentivar a doação de leite materno. Por conta da pandemia, não haverá ações presenciais. A campanha será marcada com cartazes nas unidades de saúde, além de uma live no dia 19 de maio com a participação das doadoras de leite materno.

A live será no 18/05 às 14h com as doadoras cadastradas no Banco de Leite. O encontro virtual para um chá virtual com as doadoras será transmitido pelo google meet e terá sorteio de brindes para as participantes. A live contará com a participação da equipe do Banco de Leite, Maria Helena Coimbra pediatra e a nutricionista Juliana Santiago.

No dia 19/05 das 12h às 16h, equipe do Banco de Leite participará de uma de web conferência do Fórum de Cooperação Técnica Internacional sobre o tema Doação de Leite Humano: Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19.Será transmitido pela Rede Fiocruz.

Já para divulgação da programação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano em Prudente, serão colocados cartazes iremos colocar cartazes nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Adriana Monteiro, por conta da pandemia as doações de leite materno seguem abaixo do necessário para atender os prematuros. Ela lembra que a equipe vai até a residência da doadora levar todo material esterilizado para a coleta do leite orienta sobre todos os cuidados, lembrando que todo leite fornecido aos prematuros é esterilizado.

Segundo a coordenadora, o mês de abril fechou com 50 doadoras cadastradas para atender 74 prematuros. "O número é abaixo do esperado, pois precisaríamos ter 100 doadoras cadastradas para atender essa demanda", explica a coordenadora.

"Neste fluxo de hoje só conseguimos liberar 50% do pedido diário solicitado pelos hospitais. A meta mínima é 65% diariamente quando não tem o leite exclusivo da mãe", relata a coordenadora.

Conforme a coordenadora, neste mês o Banco de Leite tem realizado o atendimento de 24 prematuros por dia. Os prematuros são de cinco hospitais: Hospital Regional, Hospital Estadual, Hospital Iamada, Nossa Senhora das Graça e Santa Casa.

Em relação aos demais meses, no mês de janeiro fechou com 47 doadoras; mês de fevereiro com 54 doadoras e mês de abril permaneceu com 50 doadoras de leite materno.

Serviço: O Banco de Leite Humano que funcionava no Palácio da Saúde, atualmente está instalado no Ambulatório Médico localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, Jardim Esplanada. Mais informações (18) 3229-1249 das 8h às 16h.


Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente