Geral PRESIDENTE PRUDENTE

Prefeito convoca forças policiais e define ações para reforço da segurança em escolas

Após o encontro, o grupo formalizou um conjunto de dez ações a serem postas em prática imediatamente nas cerca de 150 unidades de ensino da cidade, incluindo municipais, estaduais e particulares.

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

11/04/2023 às 18:42:47 - Atualizado há

Diante dos recentes acontecimentos em escolas do país e a rápida disseminação de fake News, que causaram preocupação em pais e na comunidade escolar, o prefeito Ed Thomas convocou uma reunião com as forças policiais, secretarias de educação, mobilidade e com a diretoria regional de ensino, com o objetivo de traçar estratégias para manter a garantia da segurança nas escolas do município.

Após o encontro, ocorrido na tarde desta terça-feira (11) no gabinete do Paço Municipal "Florivaldo Leal", o grupo formalizou um conjunto de dez ações a serem postas em prática imediatamente nas cerca de 150 unidades de ensino da cidade, incluindo municipais, estaduais e particulares.

1 – Ampliação do Programa de Atividade Delegada no entorno das escolas, em que policiais militares voluntários e no horário de folga, são empregados para atuar na garantia da segurança e manutenção da ordem pública.

2 – Reforço do Programa Ronda Escolar, com incremento de viaturas da Polícia Militar empregadas na atividade DEJEM e direcionadas para o policiamento ostensivo nos perímetros dos estabelecimentos de ensino.

3 – Aperfeiçoamento do Programa de Vizinhança Solidária Escolar (PVSE), já existente na rede estadual, com implantação na rede municipal. Trata-se de um grupo em rede social formado pela direção de cada escola e policiais militares responsáveis pela segurança pública local, para comunicação de qualquer ocorrência suspeita na unidade ou no seu entorno.

4 – Reforço do controle de acesso às escolas, com a presença dos gestores da escola na entrada e saída dos alunos, auxiliando os demais funcionários.

5 – Colaboração de agentes de trânsito para supervisionar a movimentação em torno das unidades escolares

6 – capacitação e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares quanto aos protocolos para garantia da segurança e bem-estar dos estudantes

7 – orientações aos pais e toda comunidade escolar para combate à desinformação, informações falsas e publicações de autoria desconhecida, bem como checar a veracidade das informações. Quaisquer ocorrências relacionadas à segurança dos alunos devem ser comunicadas às autoridades policiais para a devida investigação.

8 – planejamento de estratégias de segurança em toda a comunidade escolar e fortalecimento da cultura da paz.

9 – ampliação da rede de videomonitoramento (câmeras de segurança) para todas as escolas municipais – processo licitatório em andamento.

10 – Ampliação da parceria com as redes de proteção do Estado e Município, tais como CAPS, Conselho Tutelar, Varas da Infância e Juventude, Polícia Militar e Polícia Civil, para solucionar conflitos no ambiente escolar.

Fonte: Secom - Secretaria Municipal de Comunicação
Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente