Saúde Saúde Mental

Clínica de psicologia traz dois encontros sobre saúde mental infantil

Por Francinara Nepomuceno

27/09/2023 às 11:42:31 - Atualizado há

Vivemos um tempo de intoxicações eletrônicas. As telas de celulares e tablets, por exemplo, estão servindo de babás, entretenimentos, e principalmente, de hipnotizadores infantis. Para destacar essas preocupações e como pais, professores e profissionais podem contornar esse caminho, a clínica Motiva convida a psicanalista e autora curitibana Rosa Marini Mariotto para dois encontros nos dias 06 e 07 de outubro, na Casa da Advocacia de Presidente Prudente.

Na sexta-feira, 06, das 19h às 22h, o tema discutido será "A infância entre telas, tapas e transtornos". Conforme Rosa, atualmente há uma grande preocupação com o aumento de diagnósticos de transtornos mentais na infância e violência em instituições escolares. "Professores, família e leigos buscam nomear o que essa criança tem, esquecendo-se de perguntar quem ela é. Por isso, esse encontro será voltado para este público alvo", comenta a paranaense.

Para desvendar isso, serão abordados os tópicos específicos: surgimento e desaparecimento da infância; psicopatologização do ambiente escolar/social; virtualização do ambiente escolar/familiar; fragilidade simbólica no ambiente escolar como resultado da extinção do brincar na infância; agressividade, violência e adoecimento como defesa para o desaparecimento subjetivo.

Já no sábado, 07, das 9h às 12h, o evento será voltado ao "Diagnóstico e tratamento de crianças", indicado para profissionais da saúde mental e demais áreas. Neste contexto, Rosa destacará sobre os aspectos terapêuticos e escuta no trabalho com crianças; avaliação diagnóstica; e método e técnica na clínica com crianças. "O objetivo é poder contribuir para um melhor entendimento sobre a infância na atualidade, os sintomas mais frequentes, aspectos subjetivos, familiares e sociais, e os recursos que o clínico pode dispor para ajudar famílias, escolas e crianças", pontua.


Serviço

Para inscrever-se, basta o interessado acessar o link: https://eventou.com.br/producer/events/78

Quem é Rosa?

Psicanalista, doutora em psicologia escolar e desenvolvimento, pelo IPUSP. Foi professora adjunta da PUCPR (1991-2012) e analista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. É autora dos livros: "Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche na subjetivação de bebês" [editora Escuta]; "Como a gente vira gente: as aventuras de Tito e Vópsi na terra da humanidade" [editora Inverso]. E é organizadora e co-autora dos livros: "Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalíticas" [editora Ágalma]; "Psicanálise e ações de prevenção na primeira infância" [editora Escuta]; "De bebê à sujeito: a metodologia IRDI nas creches" [editora Escuta]; "Por uma (nova) psicopatologia da infância e adolescência" [editora Escuta]; "Desmanual para pais e avós: a função dos excluídos na educação dos bolinhos de carne" [editora Inverso]; "A vivência da morte e do luto na infância e adolescência: recortes psicanalíticos" [editora Ágalma] e "Psicanálise, clínica e cultura" [editora Ágalma].

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente