Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ROTARY SUL

Rotary Club Presidente Prudente Sul entrega 50 cordões à ONDA, organização que promove a qualidade de vida das pessoas autistas


Com o tema "Valorize as capacidades e respeite os limites", o Rotary Club Presidente Prudente Sul promoveu uma iniciativa significativa em alusão ao "Abril Azul", mês de conscientização sobre o autismo. Na noite desta quinta-feira (11), foram entregues 50 cordões para pessoas com neurodiversidades a representantes municipais da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA). O evento, realizado no salão Terraço do Aruá Hotel, foi um momento de união e apoio, reunindo não apenas os integrantes do clube, mas também mães atípicas, e destacou a importância de reconhecer e valorizar as diversas habilidades presentes em nossa sociedade.

Com empatia e ternura, os membros do clube adornaram-se com colares ornamentados com símbolos de girassol e quebra-cabeças durante o evento, os quais foram posteriormente entregues às integrantes da ONDA. Além dos cordões de fita, o Rotary Club Presidente Prudente Sul demonstrou seu apoio à Organização ao presenteá-la com duas faixas e 4 mil folhetos, contribuindo para a divulgação do importante trabalho realizado em Pres. Prudente.

Conforme o presidente da gestão 2023-2024, Jaeme Lucio Brugnorotto, essa foi a primeira vez que o clube fez doação de colares. A iniciativa surgiu após o rotariano Régis Assad conhecer a conselheira municipal estadual da ONDA e moderadora do grupo de mães TEAcolher, Solange da Silva Jesus, a Sol.

Segundo Sol, que é autista e mãe de um adolescente com autismo, Prudente está à frente de outras cidades paulistas quando se trata em conhecimento do TEA (transtorno do espectro autista) já que possui uma lei própria. A Lei Municipal 10.638/2021 institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência não visível. "A lei nós temos, o que nos falta é a regulamentação e dissipação de mais informações sobre o transtorno", salientou Sol.

Agradecida com as doações, Sol explicou que o objetivo dos cordões é promover a empatia, criar um ambiente de compreensão e inclusão, sinalizando o indivíduo com algum tipo de deficiência oculta, como TEA, TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, fibromialgia, fobias extremas, surdez, entre outros.

Já a distribuição dos cordões será feita, inicialmente, entre dois grupos de rede de apoio com mães e mulheres de autistas já existentes, mas também serão disponibilizados para outras pessoas que também necessitam do seu uso. Para mais informações, basta entrar em contato pelos Whatsapp: (18) 99622-3985 ou (18) 99721-6609.


ONDA

A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-AutismoS), é uma entidade que tem a finalidade de aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas. Ao todo são sete Conselhos: Federal, Estadual, Municipal, Internacional, de Autistas, de Ética, de Apoio Jurídico e de Profissionais, constituídos por pessoas autistas, familiares, profissionais da educação, da saúde, do esporte, do jurídico, de gestão, do meio artístico, que juntos trazem vivências e conhecimentos para conscientização além da comunidade do autismo.

Girassol e Quebra-cabeça

Os cordões de girassóis e quebra-cabeças são símbolos que permitem identificar deficiências ocultas, como o TEA. Na fita com quebra-cabeças, as cores vivas e brilhosas representam a esperança em relação às intervenções e à conscientização; já os girassóis simbolizam uma forma de iluminar, clarear, refletir a luz da pessoa com autismo e levar inclusão para a sociedade.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!