Polícia

Polícia Civil prende três pessoas por furto de energia elétrica em Dracena

Duas mulheres e um homem foram conduzidos à delegacia por realizarem "gatos"

Por Redação

12/08/2021 às 08:59:03 - Atualizado há
Foto: Polícia Civil

Três pessoas foram presas nesta quarta-feira (11), em Dracena, durante uma ação entre a Polícia Civil e equipes da distribuidora de energia Elektro.

Segundo a polícia, a operação teve por finalidade a fiscalização de imóveis sobre os quais pendiam suspeitas de irregularidades nos medidores de consumo de energia elétrica, bem como o indício de fraude por ligações irregulares.

Durante os trabalhos desenvolvidos as equipes policiais, acompanhados dos técnicos da empresa concessionária de energia, realizaram as devidas verificações em cinco imóveis residenciais e dois estabelecimentos comerciais, em diferentes bairros de Dracena. As irregularidades foram constatadas e flagradas em três imóveis, nos bairros Jardim Alvorada, Jardim Brasilândia e Jardim Santa Clara.

De acordo com a corporação, no bairro Jardim Alvorada, foi verificada a existência de uma ligação elétrica clandestina na casa de uma mulher, de 39 anos. A fiação estava ligada diretamente na rede de energia, sem estar instalado o relógio medidor de consumo de energia, caracterizando flagrante do crime de furto de energia, conhecido também como "gato".

No bairro Jardim Brasilândia, foi observado que a energia elétrica era desviada do poste do padrão residencial, sem passar pelo relógio medidor de consumo de energia.

Já na residência do bairro Jardim Santa Clara, a fraude foi encontrada na inversão da ligação dos cabos elétricos, fazendo com que a aferição da energia consumida não fosse indicada corretamente pelo relógio medidor, configurando o crime de estelionato, uma vez que ao ser realizada a leitura mensal de consumo de energia elétrica o técnico da concessionária era induzido a erro.

Todos os imóveis flagrados com irregularidades foram submetidos a constatação de laudo pericial, realizado pela Polícia Técnico Científica. Os proprietários foram conduzidos até Delegacia de Polícia, onde foram ratificadas as prisões em flagrante.

Foram presas duas mulheres, de 39 e 58 anos, e um homem, de 26 anos. Por tratar-se de infrações penais suscetíveis de fiança, os envolvido pagaram pelo valor estabelecido e foram soltos.

Foto: Polícia Civil

Fonte: Polícia Civil
Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente