Sa√ļde sa√ļde

São Paulo lança programa de terapia celular para tratamento de câncer

O governo do estado de São Paulo lançou ontem (14) um programa de tratamento avançado contra o câncer com a utilização de terapia celular....

Por Daniele de Melo Cardoso

15/06/2022 às 11:26:33 - Atualizado h√°

O governo do estado de S√£o Paulo lan√ßou ontem (14) um programa de tratamento avan√ßado contra o c√Ęncer com a utiliza√ß√£o de terapia celular. Dois novos centros de sa√ļde, um na capital paulista e um em Ribeir√£o Preto, produzir√£o compostos para a terapia celular CAR-T, que utiliza células T para combater o c√Ęncer de sangue.

A capacidade inicial de tratamento é de até 300 pacientes por ano. O programa faz parte de um acordo de coopera√ß√£o entre o Instituto Butantan, a Universidade de S√£o Paulo (USP) e o Hemocentro de Ribeir√£o Preto.

De acordo com o governo do estado, esse tipo de terapia celular j√° se mostrou altamente eficaz no tratamento de alguns tipos de c√Ęncer de sangue, como linfoma e leucemia linfóide aguda. As novas unidades de S√£o Paulo e de Ribeir√£o Preto ser√£o equipadas com estruturas que permitir√£o a realiza√ß√£o dos principais processos da nova tecnologia, como produ√ß√£o, desenvolvimento, armazenamento e aplica√ß√£o da terapia celular.

As instala√ß√Ķes incluem laboratórios de controle de qualidade, salas de criopreserva√ß√£o, salas de produ√ß√£o de v√≠rus, salas limpas de produ√ß√£o de células CAR-T, salas de preparo de meios e solu√ß√Ķes, e √°reas destinadas ao armazenamento do produto final e dos insumos em tanques criog√™nicos.

"Curar uma pessoa que estava em situa√ß√£o quase terminal é uma emo√ß√£o indescrit√≠vel. Estes dois centros s√£o fruto de anos de dedica√ß√£o de uma grande equipe. Somos mais de 50 pesquisadores trabalhando h√° décadas em um √ļnico objetivo", destacou o presidente do Instituto Butantan e coordenador do estudo, Dimas Covas.

A tecnologia celular CAR-T é um tipo de imunoterapia que utiliza linfócitos T, células do sistema imune respons√°veis por combater agentes patog√™nicos e matar células infectadas. O tratamento consiste em retirar e isolar os linfócitos T do paciente, ativ√°-los, program√°-los para conseguirem identificar e combater o c√Ęncer e, depois, inseri-los de volta no organismo do indiv√≠duo. Todo o processo pode durar cerca de dois meses.

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2022 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99741-2154

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente