Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

UEPP, ACIPP, CIESP e LIDERA entregam a Jorge Lima sete pautas regionais


Empresários e lideranças prudentinas estiveram reunidos nesta segunda-feira (11) com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, durante o encontro "Coalizão Prudente" no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional. Na oportunidade, o próprio Ciesp em conjunto com a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), Associação Comercial e Empresarial de Pres. Prudente (Acipp) e Lidera entregaram ofício com sete demandas regionais.

Dentre as sete pautas, três estiveram focadas no agronegócio, como maior potencial regional. A primeira foi o pedido de aumento de recursos do FEAP/BANAGRO (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista - Banco do Agronegócio Familiar) em áreas irrigadas e/ou que utilizam a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), uma técnica que revitaliza pastagens degradadas e que contribui para o sequestro de carbono, por exemplo.

Quanto ao projeto denominado Rio Paraná-Paranapanema, o grupo propôs a transposição dos rios por meio de um canal de 80-100 km, a fim de criar um polo de agricultura irrigada no Pontal do Paranapanema. Segundo dados, isso beneficiaria 98 assentamentos, 4.912 famílias e 1 milhão de hectares, transformando a região em um importante centro de investimento agropecuário no Brasil.

Além desses, também foi mencionado o reconhecimento do Pontal do Paranapanema como uma Zona Verde devido ao pioneirismo na geração de energia limpa (biometano e biogás) e condições favoráveis como terras e clima. Uma das principais propostas do projeto é a criação de um Selo Verde, o qual seria concedido a produtos, transporte e equipamentos produzidos em nossa região; permitindo benefícios fiscais, financiamentos especiais para iniciativas relacionadas à energia limpa, programas de educação técnica nessa área, facilitação das exportações dos produtos verdes e incentivos para municípios que desenvolvam distritos industriais sustentáveis.

Rodovias

Foi solicitada a duplicação e melhorias nas Rodovias Júlio Budisk, Ângelo Rena e Assis Chateaubriand, margeando o município de Presidente Prudente.


Tarcísio de Freitas

As três últimas pautas foram diretamente direcionadas ao Governador Tarcísio de Freitas. Com o tema Regularização Fundiária, foi pedido a prorrogação da Lei 17.557/2022, pelo menos até o fim de seu mandato, em 2026, garantindo segurança jurídica a um número grande de produtores rurais no Pontal do Paranapanema.

Além disso, foi cobrada postura do governo paulista para diferenciação da alíquota do ICMS, a fim de acabar com a guerra fiscal com os estados vizinhos Mato Grosso do Sul e Paraná. Por fim, foi solicitada uma linha de crédito com juros adequados ao Programa Desenvolve SP.


Coalizão Empresarial

A coalizão empresarial proposta pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico já contemplou várias cidades do estado paulista, a qual visa discutir propostas para fomentar a atração de investimentos e geração de emprego e renda e fortalecer a colaboração entre empresas e administração pública. "Conversamos com empresários para descobrirmos como vamos atrair investimentos, aumentar o PIB, gerar emprego, renda e fortalecer o crescimento e desenvolvimento regional", ressaltou Jorge Lima. Em sua passagem por Prudente, discutiu sobre transição energética, potencial do agronegócio, cooperativismo, economia circular, turismo e empreendedorismo.

Francinara Nepomuceno

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!