POLÍTICA

O Voto ou a Bala

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

17/02/2023 às 09:22:25 - Atualizado há

Em 12 de abril de 1964, um mês após a ruptura com a Nação do Islã, Malcolm X fez o discurso na Igreja Batista Rei Salomão, em Detroit. Esse discurso resume seu programa de nacionalismo negro, um programa político que contribuiu para seu distanciamento com a Nação do Islã. Ele é uma demarcação política em meio à luta contra o racismo, em especial pelo direito ao voto, conquistado em 1965. Diferentemente de outros expoentes dessa luta, Malcolm não era pacifista. No seu discurso polêmico disse:

"1964 ameaça ser o ano mais explosivo que a América já testemunhou. Esse é o ano que todos os políticos brancos vão aparecer na comunidade negra atrás dos votos. Vocês nunca o vêem até a época das eleições, mas esse é o ano que todo vigarista político branco aparece para aumentar nossas esperanças com seus truques e traições das suas falsas promessas. Agora à medida que aumentam essas insatisfações, uma explosão pode acontecer um dia. Eu não sou um político, não sou um Democrata, não sou um Republicano e nem americano e tenho bom senso para saber disso. Sou uma das 22 milhões de vítimas negras dos democratas e dos republicanos, sou também uma das 22 milhões de vítimas negras do americanismo. Quando eu falo, não falo como Democrata e nem como Republicano. Falo como uma vítima da chamada Democracia da América. Ora, eu e você, nunca vimos qualquer Democracia, tudo que vimos é hipócrisia. Não vivemos o sonho americano, e sim o pesadelo americano. É hora de reconhecemos que temos um problema que nos levará ao inferno, seja você um batista, cristão, metodista, nacionalista, muçulmano ou seja lá o que for. Estamos no mesmo saco, no mesmo barco e vamos ter o inferno do mesmo homem. Esse homem tem olhos azuis, tem cabelos loiros e é um branco, e sempre estará pronto para torcer seu pescoço e pouco se importa com suas crenças religiosas. Eles vão enforca-lo porque você é um negro. Isso não significa que somos contra o homem branco, somos contra a opressão a anti-degradação e anti-exploração. Se o homem branco não quer que sejamos contra ele, então que ele pare de nos degradar socialmente, nos oprimir politicamente e explorar economicamente. Sempre que tem uma eleição e os resultados são tão próximos que precisa de recontagem, como aconteceu em Massachusetts, como aconteceu também na disputa entre Kennedy e Nixon o que isso significa? Significa que sempre que esses políticos brancos estão divididos, e os negros tem o direito ao voto, irá depender de nós para decidir quem entrará na Casa Branca, e quem entrará na casa do cachorro. O tempo já passou para que eu e você nos tornemos maduros politicamente, e possamos perceber para que o serve seu voto. O que fazem ao votar... E se não votarmos, vai acabar numa situação que teremos que lançar uma bala. Tem um novo tipo de negro na América hoje...um que não quer ficar sentado. apenas apanhando. Será o voto, ou bala. Será liberdade ou morte. A diferença dessa morte é que será recíproco. Agora, se nunca mais me ouvirem falando, se nunca mais olharem para meu rosto, se eu morrer amanhã podem acreditar que estarei dizendo a mesma coisa: Voto ou bala".

No dia 21 de fevereiro de 1965, enquanto palestrava no Harlem, Malcolm X foi alvo de um ataque à arma de fogo. Alvejado por mais de dez tiros, Malcolm X não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital. Seus algozes, eram membros do Nação do Islã.


Pérsio Melem Isaac - Empresário e cronista político

POLÍTICA

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

POLÍTICA