Região/Cidades Dr. Fiscal

Perse: benefício tributário será concedido a restaurante sem registro no Cadastur

Por Daniele de Melo Cardoso

20/10/2022 às 10:54:00 - Atualizado há

A 2ª Vara Federal de Florianópolis (SC) determinou que um restaurante tenha acesso ao benefício tributário do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) sem ter o registro prévio no Cadastur, que é, até então, requisito para entrar na lista de adesão. O Perse foi instituído pela Lei 14.148/21 e permite às empresas do setor de turismo, como hotelaria, restaurantes e similares, terem acesso a redução ou isenção de alíquotas de alguns tributos por 60 meses.

O restaurante em questão entrou na Justiça e moveu a ação alegando que, por meio da portaria ME 7.163/21, limitou-se o acesso ao Perse às empresas que tivessem situação regular no Cadastur antes da entrada em vigor da norma no último ano.

A partir disso, o estabelecimento sustentou que tal exigência deveria ser considerada ilegal e impetrou um mandado de segurança contra o delegado da Receita para que a autoridade pudesse obstuir a entrada do restaurante no programa.

E, em caráter liminar, o juízo concluiu que se a lei não restringiu o benefício tributário às empresas inscritas no cadastro mencionado, não se pode instituir tal exigência, pois estaria ferindo o princípio da legalidade tributária.

DECISÃO QUE GARANTIU ACESSO AO BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO

O juiz da 2ª vara Federal de Florianópolis/SC, Diógenes Tarcísio Marcelino Teixeira, relatou na sentença que a norma regulamentar não poderia estabelecer restrição não prevista na lei para conceder ou não o benefício de redução da porcentagem paga. Isso sob o princípio da legalidade.

Dessa forma, o magistrado validou a decisão liminar para estabelecer que a autoridade impetrada não exija da empresa o registro como pré-critério para dar acesso ao programa.

Está em dúvida se sua empresa tem direito ao Perse? Para te auxiliar, a Dr. Fiscal elaborou uma nova solução: a Redução Tributária. Por meio dela, você pode ter acesso aos benefícios de forma imediata. Mas fique atento, pois a adesão só poderá ser feita até o dia 31 de outubro. Deseja conversar sobre a Redução Tributária e conhecer mais detalhes sobre essa nova solução? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Escrito por Anderson Mello

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente