Região/Cidades Cidade

Mutirão do Lixo Eletrônico de Prudente terá 4 pontos de coleta

Ação será no Parque do Povo, estacionamento da UBS do Ana Jacinta, na praça CEU e praça do wi-fi no João Domingos Netto

Por Daniele de Melo Cardoso

31/05/2023 às 09:23:48 - Atualizado há

A tv não tem mais conserto, o smartphone ficou ultrapassado! Nos tempos de hoje essa situação é das mais comuns na casa de qualquer pessoa. Mas o descarte de eletrônicos está longe de ser tão popular quanto a facilidade com a qual eles chegam nos consumidores.

Por isso, a prefeitura de Presidente Prudente, através da Setec (Secretaria de Tecnologia da Informação), promove mais um Mutirão do Lixo Eletrônico, no dia 3 de junho em 4 pontos da cidade:

- área do recuo do Parque do Povo: das 8h às 16h

- estacionamento da UBS do Ana Jacinta: das 9h às 13h

- praça CEU (avenida Tancredo Neves, 2.150 - Parque Alvorada): das 9h às 13h

- praça do Wi-Fi do bairro João Domingos Netto (avenida Maria Menezes de Alcântara): das 9h às 13h

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, o Mutirão do Lixo Eletrônico nasceu da necessidade de dar destino correto ao produto eletrônico em fim de vida. Ainda de acordo com Helton, a prefeitura juntamente com a Faculdade de Informática (FIPP) da Unoeste deu início ao mutirão em 2009 e desde então o evento vem acontecendo anualmente.

O evento conta ainda com o apoio das secretarias municipais e empresa de logística reversa ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que fará a retirada e processo de reciclagem dos materiais.

Coleta nos distritos

No dia 2 de junho (sexta-feira), será realizada coleta para recolhimento de material eletrônico nos distritos de Prudente: começando por Ameliópolis (8h), depois Eneida (9h), Floresta do Sul (10h) e Montalvão (14h).

O secretário ressalta que este ano a expectativa é de coletar 30 toneladas de lixo eletrônico. "A intenção é conscientizar a população da importância de fazer o descarte correto desse tipo de material. A população precisa saber que o eletroeletrônico ou eletrodoméstico, vai ter seu processamento realizado adequadamente às normas de proteção do meio ambiente. Dentre esses produtos tem material que é reciclável, mas um bom percentual são materiais tóxicos, que poluem a natureza e danifica o meio-ambiente", explicou o secretário.

E para incentivar a população a se desapegar e fazer o descarte correto, haverá sorteio de 10 bicicletas. Quem levar o material para descartar, vai ganhar 1 cupom para concorrer aos prêmios.

O que pode ser descartado?

Além dos equipamentos já conhecidos como celulares, computadores, notebooks, impressoras e televisores, nessa edição a população já pode separar também eletrodomésticos como liquidificadores, batedeiras, micro-ondas, fogões e geladeiras.

Comunicar erro
Portal Grande Prudente

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Grande Prudente