Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ACADEMIA NACIONAL DE MÚSICA

Instrumentista de Prudente é empossado como membro imortal da Academia Nacional de Música


José Marcelo Martins foi reconhecido nessa quinta-feira como um dos novos Membros Imortais da Academia Nacional de Música (ANM) do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu no Auditório Lorenzo Fernández, situado no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) da capital carioca. Ocupando agora a cadeira 62, o docente e instrumentista é o primeiro morador de Presidente Prudente a conquistar este feito.

Marcelo iniciou seus estudos na música quando tinha apenas sete anos, em sua cidade natal, Cornélio Procópio/PR. Apaixonado por instrumentos de corda, em 1992 mudou-se para Bauru para cursar as graduações de Violão e Licenciatura em Artes/ Música. Em 1996 cursou Guitarra MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí com o renomado professor Paulo Hidelbrand (in memoriam). Entre 1994 e 2007 foi docente na UNISAGRADO e no Conservatório Musical Pio XII. Já nos anos de 2003 e 2004 foi docente da Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba.

Como professor universitário, suas disciplinas de atuação são Violão, Guitarra, Contrabaixo, Arranjo, Harmonia e Prática de Conjunto e, principalmente, Improvisação e Repertório. Também foi guitarrista da Big Band Orquestra Veritas, sob a regência do maestro José Paulo Castro Berbel.

Em 2008 concluiu o Mestrado com dissertação "Samba do Avião - Semiótica Musical e Sincrética", cuja pesquisa foi publicada no livro "Semiótica Verbal e Sincrética - Teorias e Aplicabilidade". Em 2017 concluiu seu Doutorado com a Tese: "Música Erupopular - o hibridismo musical brasileiro".

Entre 2013 e 2016 foi docente na Unoeste, no extinto curso de Música. Desde 2013 atua como professor efetivo da Escola Municipal de Artes de Pres. Prudente onde também exerceu os cargos de diretor e coordenador pedagógico, além de ter sido coordenador dos festivais de música. É casado com a pianista doutoranda e cantora Karen Martins, com quem ele divide os palcos como instrumentista e arranjador no Duo KM.

O seu acesso à Academia surgiu a partir da publicação de um artigo na Revista da ANM, de amplitude internacional. Em um diálogo, Marcelo enviou seu currículo, que chamou a atenção dos dirigentes. Das 81 cadeiras ativas, seis atualmente encontravam-se vazias devido a óbitos de seus ocupantes. Foi então que Marcelo foi avaliado e aprovado entre os novos membros.


NOVOS MEMBROS

Além de Dr. José Marcelo Martins, também foram empossados: a Doutoranda Andréa Huguenin Botelho, Dra. Maria Clara de Almeida Gonzaga, Dr. Ernesto Frederico Hartmann, e Dr. Osmário Estevam Júnior.


ACADEMIA NACIONAL DE MÚSICA

Fazem parte renomados músicos do Brasil: Alberto Nepomuceno, Luciano Gallet, Lorenzo Fernandes, Henrique Oswald, Pé José Maurício Nunes Garcia, José Paulo Castro Berbel, Francisco Manuel da Silva, Joaquim Antônio da Silva Callado, Carlos Gomes, Israel Menezes, entre outros.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!