Tecnologia FOREGON

Na contramão do mercado: Fintech personaliza seu processo de onboarding e dobra seu quadro de colaboradores

Os novos colaboradores chegaram a Foregon para suportar o crescimento esperado para este ano; só no primeiro trimestre o número de contratações cresceram quase 30%

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

02/09/2022 às 11:44:08 - Atualizado há

A Foregon é uma fintech que desburocratiza e simplifica a escolha e solicitação de produtos financeiros como contas digitais e cartões de crédito. Atuando como uma ponte, reduz as distâncias entre as instituições financeiras e os consumidores.

Em 2021, a Foregon cresceu seu quadro de colaboradores em 75%, comparado ao ano de 2020. No primeiro trimestre deste ano o número é ainda mais expressivo, 27%. Multiplicar o tamanho da equipe não é uma tarefa fácil, nem com as vantagens corporativas das startups, como o trabalho remoto, por exemplo.

Assim, surgiu a plataforma Eva, como uma solução de onboarding, lançada pela Mondo Digital em 2019, para fazer a ponte entre os gestores de RH e os colaboradores. O produto expandiu ao ponto de se tornar uma plataforma de HR Tech, onde os gestores podem trabalhar a admissão, o onboarding e o ramp-up dos colaboradores, utilizando técnicas de gamificação e microlearning.

"Nosso grande desafio é proporcionar uma jornada de onboarding e acompanhamento nos primeiros 180 dias (que chamamos de Ramp Up) de forma satisfatória com os objetivos do negócio, afinal são novas pessoas chegando e aprendendo ao mesmo tempo que precisamos escalar e crescer" - Janaina Peroto - Head de Pessoas.

Em parceria com a Eva, a Foregon estruturou seu processo em três etapas: pré onboarding, onboarding e ramp-up.

No pré onboarding, o novo colaborador começa a ter contato com a empresa antes mesmo do primeiro dia de trabalho. É nessa etapa que ele resolve, de forma autônoma e 100% digital, as documentações pendentes e evolução do contrato, inclusive a assinatura.

Já no onboarding, o novo funcionário é recebido pela empresa, com acesso às cerimônias, as rotinas de trabalho, as ferramentas utilizadas, etc. Essa jornada é personalizada de acordo com a área que ele vai trabalhar. O comercial tem uma jornada específica, o marketing tem outra, os desenvolvedores outra e por aí vai.

O ramp-up é mais longo, com duração de 180 dias, onde o desempenho da pessoa é acompanhado com avaliações periódicas. Essas avaliações são feitas pelo próprio talento e pelo seu líder, comparando resultados. De acordo com o progresso (ou falta de), novos conteúdos ou capacitações são disponibilizados para ajudar a melhorar o desempenho.

"Hoje, o maior impacto positivo da existência da Eva nas jornadas é permitir que a empresa escale. Ou seja, se hoje for preciso contratar uma pessoa, dez ou cem, conseguimos colocar todo mundo ao mesmo tempo, no mesmo processo dentro da Eva, para fazer o onboarding." - Janaina Peroto - Head de Pessoas.

Os resultados

Com as jornadas construídas, a gestão consegue contratar quantas pessoas forem necessárias, sem que a integração dos novos colaboradores se torne um gargalo. O acompanhamento pode ser feito por uma equipe bem reduzida por meio de relatórios e dashboards, garantindo ainda assim a qualidade do processo. Assim, a Foregon consegue escalar sob demanda, sem que isso se torne um problema.

Atualmente o time da Foregon conta com 60 pessoas, e as avaliações de todo o processo são quase 100% positivas.

"Não tem resultado mais gratificante do que o feedback do próprio talento que passa por essa jornada. O nível de maturidade desse processo permite que as pessoas aprendam e vivenciem situações práticas tanto do negócio como também da sua rotina de trabalho. O aprendizado de uma pessoa que trabalha em uma empresa sem esse processo pode demorar até 1 ano, enquanto aqui reduzimos para 6 meses", finaliza Janaina.

Sobre a Eva Onboarding

A Eva Onboarding nasceu em 2019, com o objetivo de transformar a comunicação entre pessoas e empresas por meio das tecnologias conversacionais. Pouco mais de 3 anos depois, a HR Tech reúne uma base de mais de 3 mil usuários em sua plataforma, além de diversos clientes corporativos espalhados pelo Brasil. No intuito de aprimorar processos de integração corporativa, a plataforma digital promove o engajamento de novos colaboradores com auxílio de sua Assistente Virtual, que cria experiências superiores de onboarding, tornando mais fácil o dia a dia de profissionais de recursos humanos.


Maristela Coimbra

Assessora de Imprensa

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