LITERATURA

Bem...eu...ando preocupado

Por PORTAL GRANDE PRUDENTE

19/10/2022 às 11:39:25 - Atualizado há

Carlos Francisco Freixo

Bem... eu... ando preocupado. Mas não sei se este é o momento adequado de tratar deste assunto. É sério. E eu me assusto só de pensar em pensar em falar. Nossa vida apresenta tantos momentos únicos. E neste único momento resolvo me abrir.

Eu tenho um problema muito sério. Talvez eu precise de um especialista muito gabaritado. Nem sei bem qual profissional procurar. Sei que não é fácil, mas vou tentar descobrir. No Brasil, acho que não acho esse profissional. Afinal, toda vez que se fala nisso, são nomes estrangeiros que aparecem como mentores orientadores e definidores deste meu problema.

Não creio que seja possível uma definição. É uma questão de conceito. E cada qual em seu conceito sempre diz o que é bom ou ruim. Se é assim ou assado. Se vai por aqui ou por ali. A palavra exata todos têm. Mas não se usa. Afinal, trabalha-se no limite do que é e do que não é, do que será e do que nunca será.

Não sei se devo continuar. Mas eu acredito, eu creio muito, é cerebral, é sanguíneo, são todos os membros ativos para entender esse problema, sério, muito sério. Pelos séculos dos séculos outros tantos já passaram por isso. Apenas deixaram certezas utópicas. Outros trabalharam concretudes que se esvaíram como gotas lavadas pelas ondas do mar.

Curiosamente, há tantos sabores, há tantos odores, há tantas vivências reais e imaginárias, a rosa dos ventos do pensamento humano percorrendo pontos cardeais e os colaterais e os subcolaterais, e neste universo sou mais que uma pessoa apenas, mais do que um vivente do Planeta Água.

Não sei se é Arte, não sei se é Ciência, pois esta precisa provar; aquela precisa de estudo permanente. E como em tudo o que nos propomos a fazer, como digo "Certamente são precisos tese e antítese/ Ao fim do que crepúsculos viram luares" (eu mesmo in soneto "na esplanada").

Há muita desclassificação sobre esta questão. Há os que aplaudem. Há os que sabem de sua inutilidade. Mas a experiência que me trazem, deixam-me, sem dúvida, a buscar uma insolubilidade para meu problema: EU AMO LITERATURA, EU AMO A ARTE.


Carlos Francisco Freixo, luso-brasileiro, Membro da Associação Prudentina de Escritores-APE; poeta, escritor, diretor de teatro, compositor, produtor cultural, professor; autor dos livros Nove Meses Mais; Minha Hora Plena; Cacófatos Histéoricos; 111; Que Fado é Este?; Fui Covarde.

Comentários

LITERATURA

© 2024 Portal Grande Prudente - Presidente Prudente-SP
Direitos reservados - Tel: 18 99696-2234

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

LITERATURA